Vazamentos ou derramamentos de produtos químicos podem ocasionar danos ambientais e ocupacionais e prejuízos de grandes proporções, além de impactar negativamente a imagem da empresa.
A legislação vigente sobre danos ambientais prevê a chamada tríplice responsabilidade, com penalidades administrativas que vão desde a aplicação de multas até a interdição das atividades, ademais, a empresa pode ser obrigada a reparar os danos ou indenizar o Poder Público, e seus responsáveis podem responder criminalmente.
Uma das principais ferramentas utilizadas para prevenir e evitar vazamentos no setor industrial, são os diques ou bacias de contenção.
Os diques de contenção agem como barreiras físicas aos vazamentos e infiltrações, preservando o solo e as águas subterrâneas, evitando também que as substâncias alcancem o sistema de drenagem urbana ou corpos hídricos.
Além de evitar contaminações ambientais, os diques também evitam o desperdício, pois propiciam o recolhimento e recuperação do material ou o seu descarte adequado.
O projeto das contenções deve ser customizado para atender às necessidades específicas da empresa e dos produtos armazenados. Em geral as contenções são fabricadas com materiais resistentes e impermeáveis.
A Norma Técnica da ABNT NBR 17505 trata sobre o armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis. Essa norma é composta por sete partes e define critérios de construção e impermeabilização de bacias e diques de contenção em áreas de armazenamento de líquidos inflamáveis.
É importante ressaltar que a armazenagem de líquidos, mesmo os não inflamáveis, necessitam de contenção, pois podem causar danos ambientais.
Algumas informações são imprescindíveis no projeto de contenções, tais como:
O revestimento dos diques e bacias de contenção é de suma importância, pois é ele que confere a impermeabilidade, impedindo possíveis infiltrações decorrentes de vazamentos dos líquidos armazenados. Em acrescente, o revestimento também pode conferir outras características, tais como resistência a corrosão e até mesmo inibir proliferação de fungos e bactérias.
Não basta apenas instalar as contenções, o sistema de contenção demanda manutenção periódica, pois como o dique deve ser estanque, pode haver acúmulo de água de chuva, se estiver localizado em área descoberta. Neste caso, o ideal é que haja um colaborador responsável devidamente treinado e preparado para realização da drenagem com cuidado e regularidade.
Há diversas opções e tipos de contenção, bacias e diques, pallets de contenção para tambores, bombonas ou isocontentores e sistema de drenagem por canaletas com poço de contenção são apenas alguns deles. Consulte um profissional especializado para implantar um sistema de contenção adequado à sua atividade e previna danos ambientais e prejuízos econômicos.