A água é essencial à vida e estratégica para a indústria, sendo um fator limitante do desenvolvimento econômico e fundamental à manutenção das condições de qualidade de vida da população.

A água é um insumo importantíssimo à atividade industrial, e é fundamental que seu desenvolvimento seja sustentável, adotando práticas como o uso racional e eficiente da água.

A captação e utilização da água pluvial têm como objetivo principal atenuar o problema mundial de escassez de água, havendo um melhor gerenciamento desse recurso natural, uma vez que a água potável utilizada atualmente poderá ser destinada a fins mais nobres.

As indústrias apresentam condições favoráveis à implantação de sistemas para aproveitamento de águas pluviais, como elevado consumo de água e grandes áreas de captação, entretanto, o grande diferencial desta tecnologia na indústria é a redução de custos de produção, que representa uma forma simples de se aumentar a lucratividade, e em decorrência, sua competitividade no mercado, melhorando sua performance ambiental e sua imagem junto à sociedade.

Além das vantagens acima citadas, o aproveitamento de águas pluviais funciona como medida não-estrutural de drenagem urbana, colaborando com a prevenção de enchentes, também reduz a captação de águas superficiais e subterrâneas, aumenta a disponibilidade de água potável para usos mais exigentes, como abastecimento público, e demonstra proatividade para com os problemas ambientais.

A água de chuva pode ser utilizada em fins não potáveis, desde que haja controle de sua qualidade e verificação da necessidade de tratamento específico, de forma que não comprometa a saúde de seus usuários ou a vida útil dos sistemas envolvidos.

A água é utilizada em diversas finalidades na indústria, e para tanto, deve apresentar padrões de qualidade que sejam compatíveis com os usos pretendidos.

Normalmente, a água pluvial possui boa qualidade em condições normais da atmosfera. Entretanto, ao precipitar, a chuva entra em contato com inúmeros poluentes depositados nas áreas de captação e com substâncias nocivas presentes no ar, os quais, para muitas aplicações industriais podem ser considerados contaminantes.

Todavia, o tratamento de água para uso industrial não é uma condição limitante para o desenvolvimento de iniciativas que visem promover o uso racional deste recurso.

Em um sistema bem projetado, equipado com dispositivos que garantam a qualidade e manutenção adequada, o fornecimento de água pluvial com qualidade é garantido, sendo necessário, em determinados usos na indústria, apenas a adequação das características da água aos padrões de qualidade exigidos.

Referências de normas e legislação específicas sobre águas pluviais:

  • A Norma Técnica “ABNT NBR 15527:2019 – Aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não potáveis – Requisitos”, apresenta os requisitos mínimos para concepção de sistemas de aproveitamento de águas pluviais e qualidade da água.
  • A Lei Federal nº 13.501, de 30 de outubro de 2017, altera o art. 2º da Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, incluindo o aproveitamento de águas pluviais como um de seus objetivos.

Consulte um profissional especializado para implantar um sistema de aproveitamento de águas pluviais que seja adequado à sua atividade e aumente a sustentabilidade de sua empresa!